sexta-feira, 23 de setembro de 2016

O respeito a soberania: um direito do povo

O encontro dessa sexta desenvolveu-se na Universidade Tecnológica de Havana. Foto: Ismael Batista

Jovens da Federação de Estudantes do Ensino Médio e da Federação Estudantil Universitária rechaçaram esta sexta em instituições da capital as mais recentes ações do Governo dos Estados Unidos, destinadas a promover mudanças em Cuba.

A organização "sem fins lucrativos" World Learning - com o objetivo aparente de "empoderar as pessoas e fortalecer as instituições" - realizou nos meses do veraneio o Programa de Verão para Jovens Cubanos, destinado fundamentalmente a educandos do ensino médio, cuja agenda incluía a elaboração de um projeto de ações a implementar-se em Cuba, sob a supervisão de seus patrocinadores.

Com financiamento recebido por distintas instâncias do Departamento de Estado dos Estados Unidos, incluindo a USAID, a World Learning se soma a outras tentativas subversivas na maior das Antilhas, como o programa secreto "Zunzuneo", melhor conhecido como "Twitter Cubano".

O projeto ampara-se na seção 109 da Lei Helms-Burton de 1996, que garante a utilização de cifras milhonárias para a subversão ideológica em Cuba.

Como explicou nessa sexta-feira na Universidade Tecnológica de Havana (CUJAE), o egresso desse centro de educação superior, intelectual e blogueiro cubano Iroel Sánchez, algumas pessoas - dois panamenhos e um espanhol - chegaram a Ilha para buscar jovens, principalmente do Ensino Médio, com o objetivo de levá-los como bolsistas à nação do norte.

Somente no ano de 2015 ocorreram mais de 1300 ações de intercâmbio acadêmico com estudantes norte-americanos, fato que constitui demonstração fiel de que Cuba não se opõe a esse tipo de intercâmbio, toda vez que sustentada com respeito a soberania e autodeterminação de nosso povo.

Do granma
Tradução equipe Fuzil contra Fuzil

Nenhum comentário:

Postar um comentário