domingo, 26 de julho de 2015

O exemplo do 26 de Julho.

Quartel Moncada após a tentativa de sua tomada

Em 21 de setembro de 1953 se iníciou o juízo dos assaltantes do quartel moncada e a partir desse momento o povo tem conhecimento do que ocorreu em 26 de julho em Santiago de Cuba. Cresce admiração pela heróico acontecimento e pela robusta personalidade de seu jovem dirigente, Fidel Castro, ao enfrentar os corpos armados, desafiando a tirania com sua autodefesa, cujo argumento  veio aparecer no histórico documento " A Historia me absolverá".

Os acontecimentos do assalto ao quartel moncada e todo o processo que se levou a cabo , no sentido judicial e carcerário, nos quais não faltaram crueis períodos de confinamento solitário nas masmorras do presídio da Ilha de Pinos, ao que submeteram o chefe dos moncadistas, Fidel Castro, e o grande movimento popular demandando libertação, tiveram um efeito de muita significação, mostrando à juventude revolucionária o único caminho para a tomada do poder: a luta armada com um só compromisso, o povo cubano.

A partir do assalto ao quartel moncada o movimento revolucionário guantanamero passou a ter um caminho pelo qual deveria se conduzir: a luta armada contra a ditadura. Moncada demonstrou que havia que se desenvolver uma organização em oposição à ditadura. E para isso, Fidel desenvolveu o Movimento Revolucionário 26 de Julho, para envolver o povo que estivesse disposto a lutar pra derrubar a ditadura.

Mais tarde forjaria um novo exército que obrigaria o inimigo a combater em um terreno onde poderia ser aniquilado. Uma vez consolidado o processo revolucionário, com maioritário do Povo, se uniriam a cidade e o campo para fazer transformações no seio da sociedade.

Os que caíram em combate e os que foram cruelmente torturados depois de serem feitos prisioneiros se converteram em símbolos de heroísmo, inclusive para os que politicamente eram indiferentes. Os assaltantes seriam chamados a ocupar um lugar de admiração e respeito como Mártires da Pátria, pelo mérito heróico de haver dado a vida pela queda da ditadura. Seu exemplo multiplicou-se no povo de onde surgiram centenas de homens e mulheres dispostos a segui-los.

"A história me absolverá" circulou na clandestinidade e teve um grande valor de orientação para divulgar o pensamento de Fidel entre os que não haviam tido acesso a ele até então. Seu programa político foi a base sobre a qual se fundamentavam nossas aspirações revolucionárias e seu vínculo com o legado martiano foi a marca irrevogável que animaria milhares de cubanos nas filas do Movimento que levaria o nome da data do assalto ao quartel moncada. Era o som dos clarins chamando ao combate que nos fazia sentir a presença patriótica que Fidel Castro inspirava.
(...)

No primeiro congresso do Partido, o informe Central, em relação ao assalto ao quartel moncada, dizia: "O assalto ao quartel moncada não significou o triunfo da revolução nesse instante, mas assinalou o caminho e traçou um programa de libertação nacional que abriria à nossa Pátria as portas do socialismo".


Tradução de Fuzil contra Fuzil de trecho de "Historia de una gesta libertadora 1952-1958" de Georgina Leyva Pagán, 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário